sexta-feira, 28 de maio de 2010

Lixo nosso de cada dia


Reduzir, reaproveitar e reciclar

Estamos nos reunindo, conversando e meditando a respeito da nossa condição no mundo. Afinal a situação no momento é insustentável.

Precisamos tomar providências imediatas com nosso lixo. Ele está causando um caos na nossa rua, então é nossa responsabilidade também dar uma solução sustentável e não apenas cobrar do Estado. Uma vez que nem ele conseguiu resolver esse problema sem desequilibrar o ecossistema. Exemplo disso são as últimas notícias de que o Estado tem derramado mais de 1/3 do lixo nos afluentes. Notícias recentes dão conta de que o governo do estado pretende acabar com os aterros sanitários nos próximos 3 anos.

Nós não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar a nós mesmos. Pô meu, você tem que separar seu lixo: papel com papel, plástico com plástico, vidro com vidro, orgânico, os metais. Para facilitar o descarte. Com o material orgânico você pode fazer adubo para as plantas. O papel você pode reciclar. O plástico você pode reaproveitar (aquela sacola do supermercado serve de saco de lixo), agora também, você pode levar sua própria sacola ao supermercado e assim trazer menos plástico para casa. O vidro serve para guardar um doce, um tempero.

Podemos reduzir nosso lixo gastando menos e economizando mais. Poluindo menos a nossa rua, jogando menos comida fora. Para pra pensar! Será que eu preciso realmente de tudo que eu compro?

Um comentário:

  1. Parabéns Arnaldo,

    Esse tema que vc abordou é extremamente preocupante uma vez que as pessoas ñ estão preocupadas com o próprio lixo. Já que ñ nascemos no Japão onde eles aprendem desde a escola a reciclar, precisamos mesmo é começar dentro de casa educando nossas crianças e se preciso for até mesmo os adultos porcalhões.
    Cada um fazendo sua parte podemos mudar muita coisa!

    Abraço Forte!

    Fabiana Spínola

    ResponderExcluir